6 de abr. de 2009

POR ONDE ANDA BILA ORTIZ?

Bem que minha mãe aconselhava: "Não se meta a passar de pato a ganso". Fui me meter a colunista de jornal e, para manter a tradição dos estreantes, comi uma tremenda barriga ao incluir Yolanda Pereira (sempre me dou mal com as Iolandas..) entre as maravilhas de Uruguaiana,  o que me valeu um reparo do Daniel Fanti:

“A Srta. Yolanda Pereira... foi nossa 1ª Miss Universo em 1930 e era natural da cidade de Pelotas. O busto de miss a que se refere era em madeira e enfeitava a Sala de Leitura do Clube Comercial, correto. Porém, desculpe, mais uma correção, tratava-se do busto de Bila Ortiz, que foi Miss Uruguaiana e Miss Rio Grande do Sul em 1929, esta sim, era uruguaianense."

Muito obrigado, Daniel. Assumo a gafe eventual, pequena é verdade diante das que são cometidas por nossos dirigentes quase que diariamente. Mea culpa.

Mas o que me deixou deveras preocupado foi a continuação do parágrafo, a frase seguinte: "O referido busto desapareceu misteriosamente, nunca se soube quem o levou e onde se encontra e se existe ainda.”.

Como pode ter acontecido uma  coisa dessas, um busto desaparecer da sala de leitura do Clube mais tradicional da cidade debaixo do nariz de seus associados e ninguém dar pela coisa? Ainda mais considerando ser a peça  grande, pesada, e estar sobre um pedestal também impossível de não ser sua falta.

Ah, aí tem história! Convoco aqui o Daniel, e todos os outros guardiões da cultura local a uma cruzada para localizar Bila Ortiz nossa miss desaparecida misteriosamente.

Descontado o mico cometido por esse escriba a carta do Fanti me deixou um bocado orgulhoso, afinal ela foi a primeira constatação de que alguém por aí ainda perde tempo lendo minhas historietas...

E não é que logo me chega um email do Fernando Moura, lá de Santana do Livramento também comentando meus escritos.

E o Fernandinho pegou pesado ao relembrar nosso amor pelo tricolor do Alamos, o imorredouro Sá Viana.

Falando em Sá Viana quero agradecer à minha irmã Gilda Gonçalves ao meu cunhado, Newton e a meus sobrinhos e agregados pelo presente que me fizeram: Uma camisa usada por um atleta sá vianense no ultimo jogo oficial daquele que foi minha maior paixão esportiva. Emocionante!

Minha mulher, que é Fluminense, achou linda a camiseta e não consegue entender como sendo eu tricolor sou rubro-negro, Flamengo, até a alma. Coisas do futebol.

Bem, por hoje é só porque nosso redator está cobrando a coluna para publicar na próxima quarta feira.

Não vamos deixar no esquecimento esse crime contra nossa memória, ajudem a esclarecer esse mistério:

Por onde anda Bila Ortiz?

3 comentários:

  1. Anônimo9:57 AM

    Esta foi uma desenterrada! Cresci ouvindo neste nome..A 'Tia Bila Ortiz' minha parenta miss. Tive uma cadela Basset Hound q foi batizada Bila em homenagem a parenta miss q segundo minha voH( materna) tinha as pernas grossas...hahahah! por isto da homenagem com minha cadela pernas grossas.Lembro q meu pai dizia q ela morava no Rio naquela casa de pedra ( a unica q sobrou) em copacabanana av. atlantica.maiores informacoes perguntem a meu pai(Francisco Viana)
    Fernando Viana.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando. Andei tentando saber algo sobre ela e a cada dela na Av Copacabana e não consegui nada a não ser este comentário que ri muito com meu pai Newton Rodrigues de Freitas pq justamente também cresci ouvindo que tínhamos uma Uruguaianense que foi Mis Brasil. Uma abração guri.

    ResponderExcluir

Quer dar pitaco? É aqui. Obrigado por seu comentário.